O que é Ciática?
   

Quais são as causas da ciática?

   

Quais são os sintomas mais comuns?

    Como é feito o diagnóstico da ciática?
Clique nas perguntas ao lado >>  

Qual é o tratamento da dor no nervo ciático?

   

Quando a cirurgia é necessária?

   

Como é feita a reabilitação do paciente?

   
 

O que é Ciática?

O termo “ciática” descreve uma série de sintomas como dor, alterações de sensibilidade e alterações de força muscular nos que acometem o membro inferior causados pela compressão ou irritação de uma ou mais raízes nervosas que compõem o nervo ciático.

O nervo ciático é o maior e mais longo nervo do seu corpo, se origina na coluna lombar atravessando a região pélvica através da musculatura, descendo através da nádega, quadril, parte posterior da coxa, atrás do joelho e depois disso, segue em pequenos ramos pela parte postero-lateral da panturilha seguindo até o pé.

O nervo ciático é parte do sistema nervoso e responsável por transmitir dor e sensibilidade. Quando algo o pressiona, a sensação que você sente não é agradável.

A maioria das pessoas que sentem a ciática melhoram com o tempo e sem a necessidade de tratamento cirúrgico. Porém para alguns, a ciática pode ser grave e altamente limitante e a cirurgia pode ser necessária.

O diagnóstico clínico da ciática é a chamada radiculopatia, que acontece quando um disco intervertebral lombar perde sua forma normal e pressiona uma raiz nervosa que compõe o nervo ciático, com a consequente irradiação dos sintomas.

O importante é entender que a ciática é o termo dado a uma série de sintomas causados por algum problema e não é uma doença ou desordem por si só.

Sua presença nos indica que ocorre uma compressão ou irratação de raízes nervosas, perturbando a função normal do nervo ciático, porém a causa deve ser investigada.

__________________________________________________________________________

<< anterior ______________________________________________________ proxíma >>